Fisioterapia Respiratória

Para o Topo

Na Fisioterapia Lisboa a  Fisioterapia Respiratória, ainda denominada pelos médicos por Cinesioterapia Respiratória, tem como objetivo restituir a ventilação à área comprometida. É aplicada em todas as idades, sendo que devido às particularidades do seu aparelho respiratório, as crianças e bebés estão mais expostas a infeções respiratórias, que podem ter consequências graves. 

 

Devido à acumulação de secreções, a Fisioterapia Respiratória visa a libertação das secreções que causa a obstrução das vias aéreas centrais e periféricas e a promoção da função respiratória normal de forma eficaz. Nas crianças a fisioterapia respiratória aplica-se principalmente nas seguintes patologias: bronquiolite, bronquite, pneumonia, infeções respiratórias, rinite alérgica, sinusite, otite e asma brônquica entre outras. Lembramos que em numerosos casos, a Fisioterapia pode representar uma alternativa ao uso de determinados medicamentos.

    

 

As bases das técnicas de fisioterapia empregadas para as crianças e adultos são semelhantes, a diferença importante situa-se na adaptação da idade mental e física do paciente. A desobstrução depende fundamentalmente de 5 etapas que por sua vez são interdependentes umas das outras: 

  • Desobstrução nasal;
  • Fluidificação das secreções;
  • Mobilização e progressão das secreções:
  • Mobilização do tórax;
  • Expulsão.

 

 

Conforme a idade, utilizam-se técnicas empregadas em neonatologia ou as utilizadas para o adulto. Em geral, são utilizados:

  • Aerossóis;
  • Ventilação dirigida e controlada: Expiração Lenta e Prolongada;
  • Vibrações associadas ou não a uma aceleração passiva do fluxo expiratório;
  • Técnicas de tosse provocada ou voluntária.
  • Técnicas de evacuação: aspiração por via bucal e nasal;

 


A Fisioterapia Respiratória pode ser feita na clínica ou no domicílio, sendo que para além das técnicas empregues pelo Fisioterapeuta e pelos equipamentos disponibilizados, este técnico controla ainda a aplicação de uma boa higiene respiratória, ensina ao paciente – se adulto – ou aos pais/cuidadores – se criança, técnicas de prevenção de aparecimento de sintomas a nível respiratório, da desobstrução nasal e da mobilização e expulsão de secreções são passos vitais para que o sistema respiratório se mantenha saudável.


Na Fisioterapia Lisboa o Fisioterapeuta é o profissional de excelência a recorrer neste tipo de situações.

 

 

Contacte-nos!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49