Fractura de stress
No campo das fracturas desportivas, as fracturas de stress representam 10% das lesões. Verifica-se maior incidência em indivíduos praticantes de corrida e militares que têm maior probabilidade a esta lesão devido ao forte impacto nos membros durante a prática de actividade física e certos exercícios.
Quando existe redução da absorção do impacto sobre o osso, devido a fraqueza e/ou desequilíbrio muscular, cria aumento do stress em pontos focais (fractura microscópica) que se não detectado e tratado a tempo pode originar uma fractura macroscópica, esta visível na radiografia).
Há diversos factores que podem originar uma fractura de stress.
Podem ser factores extrínsecos ou intrínsecos:
- Factores extrínsecos: tipo e ritmo de treino, calçado adequado, equipamento desportivo, condicionamento físico, local do treino e temperatura ambiente.
- Factores intrínsecos: idade, género, raça, estrutura e densidade óssea, higiene e ritmo do sono, doenças a nível da formação do colagénio, equilíbrio do organismo (hormonal, metabólico, menstrual e nutricional).
As fracturas de stress são mais frequentes em ossos que suportam a carga do peso corporal, especialmente nos membros inferiores, embora possam surgir em todos os tipos de ossos. No caso dos indivíduos que praticam corrida podem surgir na tíbia, metatarsos, perónio, fémur e navicular (por ordem de incidência).
Os principais sintomas são dor que exacerba com o exercício físico e melhora com repouso, edema após esforço, dor forte à palpação, diminuição do desempenho físico.
Tratamento Fractura de stress
O tratamento conservador e praticado em Fisioterapia é a interrupção de exercícios de impacto, podendo optar-se por exercícios terapêuticos em meio aquático, introdução de exercícios de fortalecimento e alongamentos. A imobilização pode ser utilizada durante pouco tempo e em alguns casos não é necessária e pode recorrer-se a canadianas para protecção em algumas fracturas.
Em casos mais graves, é necessário repouso absoluto e imobilização e se não houver evolução clínica é indicada cirurgia.
Na Fisioterapia Lisboa actuamos também na área da Fisioterapia desportiva, como por exemplo na fractura de stress de baixo risco como forma de reabilitação e também no pós-cirúrgico das fracturas de alto risco. Informe-se com os nossos Fisioterapeutas!
96 689 07 42 ou 91 365 30 49